BELO

Reverenciado e aplaudido de pé em cada apresentação, Marcelo Pires Vieira, o Belo, é um dos artistas em carreira solo mais bem-sucedidos do cenário musical brasileiro – mais de 7 milhões de discos vendidos, CDs e DVDs ao vivo e em estúdio, músicas entre as mais executadas do país nas rádios e TVs. Belo foi cavaquinista em vários grupos paulistas e fez abertura de shows para diversos artistas. No ano de 1993, a convite de Robson Buiú, um amigo de infância, integrou o grupo Soweto, onde gravou três discos e realizou shows pelo Brasil e exterior como vocalista.

Em 1996, por um selo independente o grupo lançou o CD “Ventos Areais”. No ano seguinte, contratados pela EMI Music, gravaram “Refém do coração”, que chegou a vender cerca de um milhão de cópias, lançando nacionalmente o grupo. Belo também participou de gravações com outros artistas, como Ivete Sangalo e Neguinho da Beija-Flor. Em 1999, a presidência da Escola de Samba Beija-Flor o convidou para puxar o samba-enredo da escola ao lado de Neguinho da Beija-Flor.

No mesmo ano, o disco que lançou com o Soweto, “Farol das estrelas”, vendeu um milhão e meio de cópias. No ano de 2000, após uma turnê com o grupo por Portugal e África, Belo anunciou sua carreira solo e lançou o CD “Desafio”, pela gravadora EMI. A música "Tua boca" foi tema da novela "O Cravo e a Rosa", da Rede Globo; "Desafio", outro sucesso do disco, destacou-se nas rádios. O disco vendeu mais de um milhão de cópias, ganhando o "Disco de Plana Duplo".

Considerado o cantor das multidões, Belo lançou ainda os álbuns “Belo Ao Vivo” (2001), que rendeu mais uma vez o disco de plana por mais de um 1 milhão de cópias, seguido por “Valeu Esperar” (2002), “Seu Fã” (2004), “Procura-se um Amor” (coletânea - 2006), “Belo” (2006), “100% Belo” (2007), “Pra Ver o Sol Brilhar” (2008), que contou com participações de Alcione, Negra Li, Perlla, Mano Brown, Racionais MCs e Flávia Santana, “Primavera” (2009), “Pra Ser Amor” (2010), “10 anos de sucesso – Ao vivo em Salvador” (2011) e “Tudo Novo” (2013).

Cantando como nunca, ele lançou o álbum “De Alma Aberta" que contou com produção de Prateado e traz 15 músicas inéditas, além das participações de Simone & Simaria, Emicida e Zeca Pagodinho. Em 2019, a música “Contramão”, dos parceiros Umberto Tavares e Jefferson Junior, foi tema do personagem de Caio Castro em A Dona do Pedaço, novela da Rede Globo.

O ano de 2020 mostrou ainda mais a força do cantor, quando em tempos de coronavírus, isolamento e distanciamento social, Belo foi o único arsta a esgotar duas datas seguidas do show, formato drive in e segue sendo um dos shows mais procurados. "Belo Future”, projeto paralelo de Belo, traz o ídolo do pagode em versões de amor, fé, sertanejo, enaltecendo as mulheres e muito mais. Os EPs "Love", "Fé", "Você e Eu", "Sambalanço", "Poderosas", "O Encontro" e “Eternos” já estão disponíveis nos apps de música e no YouTube, e trazem a melhor versão de um dos artistas mais completos do Brasil. Há mais de 30 anos na estrada, Marcelo Pires Vieira segue sendo um dos maiores representantes da música brasileira, com grande destaque no pagode e na música romântica.