MUSICAL - “SONHOS, LAMA E ROCK AND ROLL”

No ano em que comemora 40 anos de história, o Rock in Rio vai lançar uma produção original que vai emocionar o público que passar pela Cidade do Rock nesta edição especial. Após o sucesso do espetáculo "Uirapuru", em 2022, e do "The Town – O Musical", no The Town, o festival anuncia o musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”. A obra vai fazer um mergulho profundo na trajetória de 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, levando o público para uma viagem mágica pelos bastidores da criação do Rock in Rio, destacando a importância de perseguir e acreditar nos sonhos que desejam realizar.

Sob a criação de Roberto Medina, produção musical de Zé Ricardo e concepção de Charles Möeller (também responsável pela direção geral do espetáculo) e Claudio Botelho, esta nova produção terá uma combinação única de música ao vivo — acompanhada por uma orquestra, que ficará na lateral do palco —, performances emocionantes com bailarinos coreografados por Mariana Barros e uma cenografia deslumbrante. Entre os elementos do grande palco que carrega um cenário inspirado no conceito de “Fábrica dos Sonhos”, estará o icônico tênis de 1985 e uma larga escada em formato de máquina de escrever.

Na trilha sonora, o público vai reconhecer canções emblemáticas das 22 edições do festival, como América do Sul, Ney Matogrosso; Alagados, Os Paralamas do Sucesso; Love of my life, Queen; e um medley de We will Rock You, Queen, Live and Let Die, Guns N' Roses e Crazy in Love, Beyoncé. Haverá ainda uma canção inédita, composta especialmente para o musical.

A nova produção, “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, acompanha a história da autora Elizabeth Lobo — interpretada pela atriz Bel Kutner nos tempos atuais e, depois, quando a peça está em 1984, pela atriz Malu Rodrigues —, mulher determinada e apaixonada pelo mundo da publicidade e do entretenimento, na noite de autógrafos de seu livro autobiográfico "Fábrica de Sonhos", em 2024. Durante o evento, Elizabeth reflete sobre sua jornada de vida, especialmente em 1984, quando participou da ideia de realizar um festival de música internacional no Rio era vista como um delírio quixotesco. 

O musical levará os espectadores a uma viagem no tempo, voltando para 1984, onde a jovem Elizabeth chega a uma agência de publicidade carregando uma mala cheia de sonhos e aspirações. Contratada como estagiária, ela é recepcionada por Dora — papel feito por Gottsha — e disputa uma vaga no departamento de criação com João — interpretado pelo talentoso Beto Sargentelli —, um jovem carismático que se recusa a adotar um comportamento competitivo. Enquanto isso, em meio a uma crise política e econômica no Brasil, o dono da agência, interpretado por Rodrigo Pandolfo, revela a intenção de criar o maior festival de música e entretenimento do mundo, refletindo a audácia necessária para transformar sonhos em realidade. 

À medida que a história avança, os espectadores são levados em uma montanha-russa de emoções, culminando em um final poderoso que celebra a resiliência, a criatividade e o espírito do Rock in Rio. Uma das passagens mais marcantes da narrativa é a aparição de Dom Quixote, interpretado por André Dias. O icônico cavaleiro errante, surge montado em seu cavalo no meio do público e dirige-se ao palco central, simbolizando a luta contra os céticos e a busca incansável por realizar os sonhos mais impossíveis. 

“Sonhos, Lama e Rock and Roll” é um testemunho poderoso da capacidade humana de sonhar grande e do impacto duradouro que esses sonhos podem ter. O musical exemplifica como a visão e a persistência podem moldar não apenas o destino de uma pessoa, mas também o curso da história cultural de uma cidade, de um país e, por extensão, do mundo. É um lembrete luminoso de que, mesmo diante do impossível, persistir em sonhar é o mais humano de todos os nossos dons. 

A nova produção também servirá de inspiração para um outro espetáculo, que ocorrerá fora da cidade do Rock. A obra vai apresentar a história do Rock in Rio no teatro, alcançando novos públicos e compartilhando a magia do festival com toda a cidade do Rio de Janeiro. Será uma oportunidade única para que ainda mais pessoas vivenciem a energia e a emoção que é o Rock in Rio.

Números:

  • 4 apresentações por dia, 28 no total

  • 40 artistas no palco

  • 100 pessoas na equipe da produção

  • De 15h30 às 21h05

  • 40 minutos de apresentação

  • 5m de comprimento do tênis cenográfico 

  • 2.55m de altura de de sino cenográfico 

  • 10.5m de paredes cenográficas 

  • 40m boca de cena 

  • 144 m² de LED 

  • 240 figurinos

  • 790 pessoas por apresentação

  • 3,5T de equipamento de luz e som

Ficha Técnica do Musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll” :

 

Idealização: Roberto Medina 

Direção Musical e Trilha Sonora: Zé Ricardo  

Texto e Direção Geral: Charles Möeller  

Concepção: Möeller & Botelho 

Realização: Rock in Rio 

 

EQUIPE CRIATIVA: 

Coreografia: Mariana Barros  

Figurino: Fabio Namatame  

Design de cabelo e maquiagem: Feliciano San Roman  

Preparação e Arranjos vocais: Marcelo Castro  

Regência banda: Mauricio Piassarollo  

Design de som: André Breda  

Iluminação: Terry Cook  

Diretora de Cenografia: Ana Biavaschi  

Gerente de Arte: Indio San  

Gerente de Cenografia: Giulia Palermo  

Cenógrafo: Yan Barros  

Projeto Audiovisual Cênico: Leonardo Rocha  

 

EQUIPE ARTÍSTICA: 

Coordenação Artística: Tina Salles  

Produção Artística: Carla Reis  

Casting: Marcela Altberg  

Assistente de Direção: Juliana Rolim  

Assistente de Produção Artística : Arícya Félix  

 

EQUIPE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO: 

Direção Executiva: Anna Clara Chermont  

Coordenação Executiva: Flavia Machado  

Coordenadora de Produção: Danielly Ribeiro  

Coordenador Técnico: Daniel Pires  

Técnico de som: Bernardo Nadal  

Técnico de som: Rodrigo Oliveira  

Técnico de palco: Kadu Carvalho  

Técnico de palco: Lincoln Batistela  

Equipe de Camarim: JP Rio Serviços  

Equipe de Visagismo: Ponto Bello  

Equipe de lavanderia: Laundry Express  

ELENCO PROTAGONISTA: 

Malu Rodrigues  

Beto Sargentelli  

Rodrigo Pandolfo  

Bel Kutner 

André Dias  

Gottsha  

Guilherme Logullo 

 

ELENCO COADJUVANTE: 

Afonso Monteiro, Amaury Soares, Ariadne Okuyama, Brenda Nadler, Caio Nery, Carol Botelho, Cristiano Prado, Della, Elisa Toledo, Felipe Souza, Fernanda Salla, Flavio Rocha, Francesco Minelli, Gabriel Querino, Hadassa Baptista, Henrique Reinesch, Israel Bispo, Lucas Nunes, Malcolm Matheus, Mariana Fernandes, Matheus Torquato, Murilo Armacollo, Natália Antunes, Nathália Ramos, Nathalia Serra, Nay Fernandes, Paulo Victor, Roberto Justino, Vannessa Mello, Vicenthe Oliveira, Victoria Ariante e Vinicius Cosant 

 

BANDA: 

Teclados e Regência: Mauricio Piassarollo 

Guitarra: Helton Fagundes 

Baixo: Marcelo Linhares 

Bateria: Wallace Santos 

Sax: Gilberto Pereira  

Trompete: Vander Nascimento