DEEP PURPLE

Simplesmente não há adjetivos suficientes para reconhecer adequadamente a contribuição que o Deep Purple fez para o rock. Com mais de 100 milhões de álbuns vendidos e lotando arenas globais por décadas, não é de surpreender que a respeitada estação de rádio britânica Planet Rock tenha nomeado o grupo como a '5ª Banda Mais Influente de Todos os Tempos'. A banda também recebeu o prêmio 'Legend Award' no World Music Awards de 2008 e foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2016. O Deep Purple realmente é 'realeza do rock'.

Com uma obra que abrange sete décadas, o Deep Purple ajudou a pioneirar e definir o gênero hard rock, progressivamente avançando para novas áreas, mantendo seu som fresco e atraindo novos fãs para as legiões que permaneceram leais desde o início da banda. A célebre formação MKII de Ian Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Jon Lord e Ritchie Blackmore foi responsável por criar muitos dos álbuns de rock definitivos do início dos anos 70, incluindo "Made In Japan", universalmente aceito como um dos álbuns ao vivo mais importantes e influentes de todos os tempos.

Conhecido como uma das bandas mais trabalhadoras de todos os tempos, o Deep Purple continuou a lançar álbuns em primeiro lugar nas paradas e a fazer turnês globalmente desde sua formação em 1968, com pouco descanso. Em 2007 (quase 40 anos após sua formação), a banda realizou 40 shows na França para uma plateia premiada, e eles continuam a passar grande parte do ano na estrada, lotando arenas ao redor do mundo.

O Deep Purple permaneceu fiel às suas raízes musicais, tirando de uma mistura eclética de estilos para criar um som distintivo que define a banda hoje, mas que, por sua vez, criou um legado que poucas bandas poderiam esperar replicar. A banda escreveu e produziu tantas músicas "clássicas" e conhecidas que seu público varia amplamente em idade e origem - algo que a banda prontamente abraçou.

O último álbum de estúdio do Deep Purple, "Whoosh!" (2020), segue seus álbuns mundialmente aclamados "inFinite" (2017) e "NOW What?!" (2013). Pela terceira vez, o Deep Purple se uniu ao produtor Bob Ezrin, que trabalhou com nomes como KISS, Pink Floyd, Lou Reed e Alice Cooper. Em "Whoosh!", a banda e Bob Ezrin criaram o álbum mais versátil da história de sua colaboração.

Aprofundando sua colaboração com Ezrin, em 2021 e durante a pandemia, a banda gravou uma coleção de covers de suas próprias casas (normal para a maioria das bandas hoje em dia, revolucionário para uma banda que grava tudo junto no estúdio), criando uma história eclética e celebratória de suas raízes na música, na forma de 'Turning To Crime'.

Em 2022, veio a triste notícia da saída de Steve Morse devido a circunstâncias pessoais, mas o Deep Purple, nunca uma banda para se deixar abalar, buscou as habilidades magistrais do guitarrista Simon McBride e encerrou o ano com estilo, empolgando multidões com uma nova energia e entusiasmo.

Ian Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Don Airey e Simon McBride continuaram uma série de shows pelo mundo em 2023 com renovada vitalidade, continuando a empurrar os limites do hard rock para audiências ao redor do globo, provando que o Deep Purple está aqui para ficar.