FUNK ORQUESTRA

Orquestras são uma tradição desde que a música é música, mas para entender a Funk Orquestra você tem que voltar aos bailes da periferia do Rio na metade dos anos 1980. Era um tempo em que as bases do Miami Bass, verdadeiras pedradas digitais cheias de groove e de frequências graves, sacudiam milhares de jovens com pouca grana e muita criatividade. Funk (por causa de James Brown e de outras músicas que rolavam anos antes nas festas black), esse som acabou ganhando suas primeiras versões locais em 1989. Depois disso, garotos começaram a criar seus raps em cima das bases, os DJs viram que dava para fazer músicas em computadores na favela e o funk carioca foi adiante. Ele gerou ondas, hits, ídolos e, assim como o samba e a bossa nova, deixou de ser só carioca para virar brasileiro – e mundial.

Trinta anos depois dos primeiros raps, quando o “Bum bum tam tam” do paulistano MC Fioti batia recordes globais, tornando-se o primeiro clipe brasileiro a bater um bilhão de views no YouTube (com um sample da “Partita em Lá Menor”, de Johann Sebastian Bach), não restavam dúvidas de que um encontro do batidão com o erudito, na Funk Orquestra, era algo que tinha que acontecer: o funk se consagrara como a música mais democrática do país, tendo incorporado o pop internacional, o samba, a bossa nova, o sertanejo, o axé... e até o clássico, onde brilharam brasileiros como Villa-Lobos e Carlos Gomes.

Criada em 2018, pelo DJ e produtor FabioTabach, a Funk Orquestra é mais uma legítima manifestação da antropofagia nas artes, que desde a Semana de Arte Moderna de 1922 e o Tropicalismo de 1967 vem colaborando para renovar o cenário cultural nacional. Profissional de criação nos estúdios e produtor por trás de alguns dos grandes hits dançantes do funk, do pop, do rock e da música eletrônica, Tabach se juntou ao seu parceiro do 2FAb DJs, Phabyo DJ (lenda do funk, do baile do Castelo das Pedras). Depois, conseguiu a adesão do violinista e regente Eder Paolozzi, que atuou como maestro convidado em algumas das principais orquestras do país (como a Petrobras Sinfônica, a Sinfônica da Bahia além da regencia da Sinfônica Cesgranrio.

À frente da primeira orquestra de funk do mundo, os 2FAb DJs comandam junto com Paolozzi um grupo de jovens músicos periféricos oriundos de algumas das principais orquestras sinfônicas da cidade do Rio, em um repertório que é um passeio pela história do batidão. A seleção parte lá de 1989, do nascimento do funk brasileiro, e traça uma linha evolutiva que passa pelo rap, melody, montagens, funk pop, a explosão dos bondes, a revolução rítmica do tamborzão, o rasteiro, o funk ostentação de São Paulo e os grandes artistas que emplacaram hits internacionais, como Ludmilla, Kevin O Chris e Anitta. E não deixa de incluir os fenômenos como o funk 150 bpm e o bregafunk.

Uma experiência de muita riqueza melódica e rítmica, que estreou no programa “Fantástico”, da TV Globo, e emocionou grandes plateias como a do palco Sunset do Rock in Rio de 2019 com a participação de Ludmilla, Fernanda Abreu e Buchecha, Grande Sala da Cidade das Artes no Rio e do encerramento do Montreux Jazz Festival 2020. O repertório respeita as origens lúdicas do funk mas evita, para os pais, o constrangimento de expor suas crianças aos proibidões, optando pelas versões clean dos raps. Em junho de 2022 a Orquestra fez a sua estreia internacional no Rock In Rio Lisboa 2022, levando um bailão com a participação da cantora Blaya para o palco Galp Music Valley, em agosto no Festival de Inverno do Rio e em setembro foi headliner no Espaço Favela do Rock in Rio Brasil 2022, recebendo como convidado o MC Poze do Rodo. Em novembro de 2023 participou do “MPB - Música Preta Brasileira”, nossa segunda presença no Fantástico.

Desde o princípio, a proposta da Funk Orquestra é a de recuperar uma antiga tradição das “bandas de baile” e de misturá-la com tudo que o ‘Baile Funk’ tem de mais poderoso, para dar origem à uma orquestra como nunca se viu antes. Com um bailão único de mais de 100 músicas, que cabe tanto nas mais importantes salas de concertos do mundo quanto nas favelas, a Orquestra tem a missão de levar a todos os públicos – e com toda a beleza dos violinos, violas, cellos e demais instrumentos clássicos – a essência da festa carioca: aquela que não escolhe cor e nem origem social, que celebra a diversidade e a alegria (e nunca o ódio), que traz a favela para o cartão postal e que faz acreditar que um futuro melhor – para a cidade e o mundo – é, sim, possível.

 

MC DANIEL

Viralizando em todas as plataformas digitais, o Falcão é um dos nomes mais conhecidos atualmente no funk. Mc Daniel construiu uma carreira brilhante no último ano após o estrondoso sucesso de suas músicas. Faixas como “Balmain”, “Tubarão Te Amo” e “Namora Aí” permaneceram dentro do “Top 200 Brasil” do Spotify, maior ranking musical do país, durante semanas com mais de 270 milhões de streams somados, enquanto “Dentro da Hilux” chegou ao pódio, no top 3. Com 14,9 milhões de seguidores e uma legião de fãs fiéis, Daniel se destacou como um dos artistas revelação de 2022, e segue no topo por mais de um ano.

Filho de Cristian Nicola e Daniela Amorim, Daniel Amorim Nicola nasceu no dia 27 de agosto de 1997 e cresceu ao lado do irmão Gustavo em Taboão da Serra, município da cidade de São Paulo. Inicialmente sonhava em ser jogador de futebol e se dedicava ao esporte com frequência. Foi após um acidente onde lesionou seu joelho que o paulista se conectou com a música para superar a pausa nos jogos e posteriormente o luto pela perda de uma pessoa importante em sua vida.

Em 2018, Daniel conseguiu um emprego em uma produtora de rap carioca, a mesma que cuidava das produções do grupo 1Kilo. Aos poucos seu interesse pelo funk, rap e trap foi aumentando. Com sua personalidade cativante e um estilo próprio, o paulista contou em uma entrevista para o G1 que na época recebeu um pedido para tirar uma foto com um fã, que pensou que o rapaz fosse uma celebridade. Após algumas piadas dos funcionários da equipe que zombaram da situação, o rapper Xamã, que estava presente no local, o chamou para conversar.

Determinado a dominar o ramo, Daniel entrou para o casting da Lyon Produções e em 2021 estreou no mercado musical com sua primeira faixa, “A Boca Dela”. Depois de alguns lançamentos, o funkeiro teve seu primeiro impacto com a faixa “Revoada”, divulgada em agosto do ano passado. O hit viralizou nas redes sociais e teve um grande engajamento nas plataformas de áudio e vídeo. Atualmente conta com mais de 65 milhões de streams somados. Mais motivado do que nunca, Mc Daniel lançou logo depois a faixa “Balmain” e mais uma vez acertou em cheio. O hit impulsionou seu nome por todo o país e ultrapassou 60 milhões de visualizações só no Youtube, plataforma na qual o cantor já conquistou milhões de inscritos e visualizações entre os canais da Lyon Produções, GR6 Explode e Mainstreet Records. Ao lado de Orochi e BIN, duas das maiores referências do rap brasileiro, o “Hino dos Mlks" também completa a lista de êxitos da discografia do rapaz, juntamente com a faixa “Tenho Fé”, ambas lançadas no último ano.

Em sua trajetória o Falcão construiu grandes amizades com diversas celebridades do país, incluindo Neymar, Medina, Mc Hariel e Mc Pedrinho. Entretanto uma delas se destaca: a amizade com o Mc Ryan SP. Ambos se conheceram antes da fama em um condomínio de elite no Guarujá. Sem dinheiro, carros luxuosos ou roupas caras mas compartilhando do mesmo sonho, Daniel e Ryan se tornaram amigos inseparáveis e realizaram uma promessa entre si, na qual se comprometeram a fazer sucesso e sempre torcer um pelo outro.

O que os artistas não imaginavam é que o sucesso viria e viria com força total! Depois de seus hits, o DJ LK da Escócia fez uma música em homenagem a eles. Intitulado “Tubarão Te Amo", o funk acabou sendo regravado com as vozes do próprio Tubarão, apelido do Mc Ryan SP e claro, do próprio Falcão, o Daniel. A música estourou nas redes sociais, plataformas digitais, shows e eventos por todo o país superando a marca de 178 milhões de streams somados, entre o Spotify e o Youtube. Somente no Tiktok a dancinha viral foi utilizada em mais de 3.5 milhões de vídeos e assistida mais de 400 milhões de vezes.

O sucesso foi tanto que ultrapassou as fronteiras brasileiras e chegou nos ouvidos de celebridades e fãs internacionais. Artistas como o rapper 50 Cent, o ator Christian Chávez, conhecido por seu papel na telenovela mexicana Rebelde, a atriz Kaycee Stroh, de High School Musical, Camila Mendes, da série Riverdale original da Netflix, Cara Ricketts, de “Anne With An E”, Xochitl Gomez, da Marvel, a dançarina Maddie Ziegler, as influenciadoras Bella Porch e Hannah Stocking e a modelo Emily Ratajkowski divulgaram publicamente seu apoio e interesse pela música. Indo mais além, “Tubarão Te Amo” chegou na 3ª posição do “Top Virals - USA” no Spotify, um dos maiores rankings musicais dos Estados Unidos.

Uma das celebridades de destaque que também utilizou a música nas redes sociais foi a atriz global Mel Maia. Em um vídeo com 42 milhões de visualizações e 3 milhões de likes, a carioca entrou na onda da internet e viralizou com a dancinha do Tubarão.

Brindando todas as conquistas, Mc Ryan SP e Mc Daniel fecharam 2022 com chave de ouro lançando pela primeira vez um feat inédito. Intitulada “Namora Aí”, a faixa chegou à 19º posição do Top 50 Brasil do Spotify e hoje tem mais de 110 milhões de streams na plataforma, além de mais 82 milhões de plays do Youtube.

Com agenda lotada de shows, entrevistas e eventos, Mc Daniel começou o ano de 2023 com o pé direito. Seu primeiro lançamento foi um feat. com Mari Fernandez e MC Ryan SP. “Love Absurdo” mescla piseiro ao funk na proporção certa e hoje soma mais de 120 milhões de streams.

Em seguida, o funkeiro lançou “Salvação”, mais um sucesso para sua discografia e que trouxe Cjota, MC Ph e MC Marks como participações. O MC brincou com uma grande polêmica na canção “* da Anitta”, com NOG (+ 30 mi de plays) e depois se aventurou com Ryan e Os Barões da Pisadinha em “Mordidinha Safada” (+25 mi streams).

Se mantendo no topo das paradas musicais, Daniel lançou um feat. com MC Paulin da Capital. “Renasci das Cinzas” foi um grande sucesso, que ultrapassa os 70 milhões de reproduções em áudio e vídeo. O artista ainda participou do novo projeto de MC Ryan em duas faixas, o primeiro lançamento “Hoje Tem Baile” e a faixa bônus “Quero Um TBT”, ambas somando atualmente cerca de 9 milhões de streams.

No final de agosto, o artista fez história ao lado de Ryan e do cantor de agronejo Luan Pereira. A faixa “Dentro da Hilux” chegou à posição #2 no Spotify Brasil, se consagrando como uma das músicas mais ouvidas no país. Depois, a segunda quinzena de setembro deu aos fãs do MC mais um grande presente: o lançamento de “Grana, Dinheiro e Fama”, single aguardado por sua história, plano sequência (sem cortes) na luta e participação da atriz Mel Maia.

O videoclipe da música chegou a 3 milhões de visualizações com menos de uma semana de lançamento, e é um dos maiores sucessos da plataforma de vídeo e da discografia de Daniel. Mas as surpresas do funkeiro para esta mesma semana não acabaram por aí! O artista também lançou uma coleção exclusiva de tênis. Ao todo são sete opções, todas feitas em parceria com a marca Hardcorefootwear.

Fechando 2023 com chave de ouro, Daniel disponibilizou o hit “Obrigado Pelo Fim”, canção que já tem mais de 6 milhões de streams na plataforma e se tornou uma das faixas mais pedidas nos shows do artista.

Um dos maiores nomes do funk na atualidade, MC Daniel tem consciência da importância de seu trabalho e sua influência e testemunho para jovens da periferia, e comenta: “Não quero ser cantor que aparece e some. Quero uma carreira longa!”

 

REBECCA

Com apenas cinco anos de carreira no funk, a força do nome Rebecca e os números acumulados até agora impressionam. Aos 24 anos de idade, ela é uma das cantoras com maior expressividade na cena funk pop no Brasil. Em seu currículo, a artista tem hits como “Barbie”, “Ao Som do 150”, "Repara" e “Tô Preocupada (Calma Amiga)”, que juntos somam mais de 80 milhões de plays no Spotify. Além disso, Rebecca acumula mais de sete milhões de seguidores nas redes sociais e mais de um milhão de inscritos no Youtube.

Honrando a sua origem carioca, Rebeca Alves, como foi batizada, tem suas raízes no samba e no funk. A artista começou no samba ainda jovem, na escola Acadêmicos do Salgueiro, onde foi passista durante 10 anos, três deles como rainha. Já a sua história no funk teve início no Baile da Gaiola, que revolucionou a história do ritmo no Brasil, do qual ela era frequentadora assídua. Em 2018, logo após lançar ‘’Cai de Boca’’, seu primeiro hit, viralizou nas redes sociais um vídeo em que Rennan da Penha dizia: "Rebecca vai ser a MC mais estourada do Rio". Ele não estava errado. O single bombou, acumula mais de 11 de milhões visualizações no YouTube e é uma referência ao movimento feminista.

Desde então, Rebecca só cresceu. A cantora já lançou mais de 50 músicas nas plataformas de streaming e seu catálogo soma mais de 400 milhões de plays apenas no Spotify, plataforma onde ela tem mais de 1 milhão de ouvintes mensais. No Youtube, o vídeo em que ela ensina a coreografia viral de “Deslizo e Jogo” tem mais de 50 milhões de visualizações e o clipe mais visto da artista na plataforma é “Repara”, com Kevin O Chris e WC no Beat, com 44 milhões de plays.

Um outro momento marcante da carreira da artista foi o lançamento do single “Combatchy”, com Anitta, Lexa e Luisa Sonza, que ultrapassou a marca de 216 milhões de visualizações no Youtube e 148 milhões de plays no Spotify. Produzida pela HITMAKER e lançada em 2019, a música foi um convite de Anitta às outras artistas e dominou as paradas brasileiras. Com o sucesso do single, Rebecca se tornou a primeira mulher negra a estar no topo da lista das músicas mais ouvidas do Spotify Brasil. No mesmo ano, a cantora também foi uma das estrelas da Adidas na campanha do uniforme do Flamengo. A cantora, junto com MC Maneirinho e DJ Rogerinho do Querô, representou o funk 150BPM, ritmo popular que nasceu nas ruas cariocas, assim como o time de futebol.

Em junho de 2022, Rebecca deu um novo grande passo em sua carreira: a artista foi uma das atrações do Rock in Rio Lisboa, em Portugal, onde também se apresentaram artistas como Iza e Anitta. No Carnaval de 2023, com muita energia acumulada devido ao período de pandemia, Rebecca brilhou como Musa do Salgueiro e realizou seu show carnavalesco especial, o “Esquenta da Rebecca”, no espaço Nau Cidades. Com mais de 8 horas de evento eingressos esgotados, o esquenta contou com diversos convidados, como Pocah, Renan da Penha, TZ da Coronel e Gabriel do Borel. Neste último carnaval, Rebecca também se apresentou em Salvador no trio elétrico de Ivete Sangalo e lançou "Vem N1", parceria com MC Marcinho para o Camarote N1, um dos mais badalados da Sapucaí. A música foi amplamente replicada na plataforma TikTok se tornando um dos hits virais do período da folia. Seu último lançamento foi o single AEIOU, que aconteceu em junho deste ano, com a partipação da Pablo Vittar e Vivi.

Além da carreira em constante ascensão, Rebecca também é mãe da pequena Morena, de cinco anos.

 

MC SOFFIA

“Rapper" é um show musical que une originalidade, ousadia, reflexões e muita dança. O espetáculo protagonizado pela cantora Mc Soffia, ícone do rap nacional traz canções do recente Álbum It Girl que tem o mesmo nome do show com destaque para a música "Ref Delas".

O tema principal que conceitua as canções do show é o compartilhamento de músicas autorais e que refletem a realidade da rapper e da sociedade em que vive. Jogos de luzes com cores que refletem sinais de afetividade e força de uma jovem negra com uma carreira artística em ascensão, levam o público a uma viagem inesquecível. Mc Soffia promete uma imersão poderosa em um show com muita música e movimento através da dança com bailarines talentoses que vão espelhar a energia positiva que será propagada para o público, e refletida novamente para os artistas, deixando um clima de troca, amizade e empatia.