KAROL G

Karol G é uma superestrela global premiada, reconhecida internacionalmente como a artista feminina mais vendida na indústria da música latina. Dominando continuamente a indústria da música com grandes sucessos, ela se tornou um ícone da cultura pop contemporânea e uma das principais representantes da comunidade hispânica ao redor do mundo.

Nascida em Medellín, Carolina Giraldo Navarro cresceu sabendo que queria seguir uma carreira na música. Aos 14 anos, ela fez uma audição para o reality show colombiano "El Factor X". Pouco depois, ela assinou com uma gravadora, mas os dois anos passados com eles a deixaram desanimada e desencorajada a perseguir seus sonhos musicais.

Ela participou da turnê mundial de Reykon, "El Líder", e se apresentou com artistas estabelecidos como Nicky Jam. Em 2012, Karol G alcançou pela primeira vez o topo das paradas de vendas e rádio em todo o mundo com sua música "301". Foi o sucesso desta música que permitiu que ela fizesse turnês pela América Latina e pelos EUA.

Acumulando Uma grande base de fãs como artista independente, em 2016, Karol G assinou um contrato com a Universal Music Latin Entertainment, com quem lançou seu primeiro single oficial, "Casi Nada". Em 2017, ela se juntou a Bad Bunny e lançou "Ahora Me Llama", que a colocou no Top 10 da parada "Hot Latin Songs" da Billboard pela primeira vez. No mesmo ano, Karol G lançou seu álbum de estreia, "Unstoppable", que estreou em #1 na parada de vendas de álbuns latinos da Billboard e em #2 na parada de "Top Latin Albums".

Após os sucessos alcançados com seu álbum de estreia, em 2018 a "Unstoppable Tour" de Karol G percorreu a América Latina, os EUA e a Europa. No mesmo ano, ela lançou singles que se tornaram grandes sucessos, incluindo "Pineapple", "Culpables" e "Mi Cama". Esta última se tornou um clássico do reggaeton; seu remix com J Balvin e Nicky Jam estreou em #1 nas paradas de "Latin Airplay" e "Latin Rhythm Airplay" da Billboard e ficou em #1 na lista global de "Top Music Videos" do YouTube.

2018 foi um ano cheio de conquistas importantes para a carreira de Karol G. A artista fez sua primeira aparição no Billboard Latin Music Awards participando do prestigiado painel "Women In The Lead". Ela também estreou no Latin GRAMMY Awards, levando para casa o prêmio de "Melhor Novo Artista" e entregando uma performance extraordinária de seu sucesso "Mi Cama", que foi indicado para "Melhor Canção Urbana do Ano".

A carreira de Karol G continuou a atingir novos patamares com realizações destacadas em 2019 com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, "Ocean". A nova produção estreou em #1 na lista de "Top Latin Albums" da Apple Music e em #2 na lista de "Top Latin Albums" da Billboard, tornando-se o álbum de melhor desempenho para uma artista feminina durante sua semana de lançamento em 2019.

No final de 2019, Karol G surpreendeu a indústria da música com o lançamento de "Tusa", ao lado da artista de gravação multiplatinada Nicki Minaj. O single estreou no aclamado programa de televisão "The Tonight Show With Jimmy Fallon". Estreou em #1 na parada "Hot Latin Songs" da Billboard, fazendo história como a primeira colaboração exclusivamente feminina a alcançar tal posição. Hoje, a música ultrapassou um bilhão de visualizações em seu vídeo musical e possui mais de 40 certificações multiplatinadas da RIAA. Em 2020, foi a música latina número 1 globalmente.

Após o sucesso de "Tusa", Karol G continuou a conquistar mercados internacionais com sua colaboração com os Jonas Brothers, "X". Em outubro, a cantora desconstruiu estereótipos e normas de gênero com seu sucesso "Bichota". A música estreou no Top 10 das "Hot Latin Songs" da Billboard, tornando-a a primeira artista solo feminina a alcançar a posição desde 2012. Além disso, atingiu o #72 na parada "Hot 100", quebrando o recorde de melhor posição alcançada por uma música em espanhol de uma artista feminina na parada nos últimos 20 anos. "Bichota" também estreou em #13 na parada "Billboard Global 200". Ela encerrou 2020 como a artista latina feminina número 1 da Billboard no mundo pelo segundo ano consecutivo e como a artista latina feminina mais transmitida no Spotify.

Em março de 2021, Karol G lançou seu altamente antecipado terceiro álbum de estúdio, "KG0516", e fez história com o maior lançamento para um álbum em espanhol de uma artista latina no Spotify, conquistando o primeiro lugar na lista "Top Global Album Debuts". No Apple Music, o álbum alcançou o #1 na lista global de "Top Latin Albums", marcando a semana de lançamento com melhor desempenho para um álbum em espanhol de uma artista latina, quebrando o recorde que ela estabeleceu com "Ocean". Da mesma forma, "KG0516" estreou em #1 no "Top Latin Albums" da Billboard, estabelecendo o recorde de melhor desempenho de vendas na primeira semana por um ato feminino na parada desde 2017.