MC HARIEL

Paulistano natural da Vila Aurora, MC Hariel começou a carreira em 2011, com um grande sonho, mas sem saber onde ele o levaria. Desde então, ele se tornou um dos maiores nomes do funk brasileiro e tem uma trajetória que se resume à superação, resiliência e muito comprometimento. Com versos motivadores e poderosos, Hariel rima sobre o amor e as batalhas do cotidiano com seu flow único e batidas em harmonia com as ruas. Sendo um dos maiores representantes do funk, MC Hariel tem uma carreira consistente, com seis álbuns - ‘’Chora Agora, Ri Depois’’, ‘’Mundão Girou Ao Vivo’’, ‘’Mundão Girou (Deluxe)’’, ‘’Haridade’’, ‘’1 Beat, 1 Letra’’ e "Alma Imortal" - quatro EPs - ‘’Haridade na Resenha’’, ‘’Avisa Que É O Funk’’, ‘’Dois Lados da Mesma Moeda’’ e ‘’MC Hariel’’ -, dezenas de singles e uma legião de fãs que se fazem presentes em todas as suas redes.

Hoje, Haridade, como Hariel também é conhecido, conta com mais de 14 milhões de seguidores no Instagram e, quando se trata de música, os números são ainda mais admiráveis: o artista acumula mais de 5 bilhões de streams de áudio e tem mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Porém, nem sempre foi fácil. O artista começou fazendo vídeos caseiros em que testava rimas e, tempos depois, assinou um contrato com a produtora GR6, que foi a primeira grande empresa a acreditar no potencial dele. Em julho de 2021, MC Hariel fechou uma parceria com a Warner Music Brasil, uma das gravadoras mais respeitadas do mundo, comprovando seu talento e construindo uma história ainda maior na cena.

Hariel, que aos 26 anos tem uma trajetória profissional de mais de uma década, perdeu o pai quando ainda era muito jovem. O artista sempre gostou de música por influência do pai e, com essa perda, a música surgiu como uma forma de voltar às raízes e, também, uma oportunidade de ganhar dinheiro naquela época tão difícil. Foi um sonho que, aos poucos, se tornou uma profissão e foi o caminho para que a vida dele e de sua família se transformasse completamente. Ao passar do tempo, o artista cresceu organicamente e conseguiu emplacar cada vez mais hits, tendo como marca registrada letras que falam de superação, fazem críticas sociais e políticas - representando a favela e suas origens - e apresentam uma visão realista da vida, além, claro, do amor pelo Corinthians.

Somando os plays do Spotify e no Youtube, o single ‘’Maçã Verde’’, maior hit de Hariel, soma mais de 347 milhões de plays. Unindo os números das duas plataformas, a faixa “Vou Buscar” alcançou 129 milhões de plays e “Cracolândia”, que contou com a participação de ALOK, MC Ryan SP, MC Davi e Salvador da Rima, ultrapassou 335 milhões de plays.

No início de 2022, o artista comemorou 10 anos de carreira com o lançamento do DVD “Mundão Girou”, no qual performou músicas inéditas e sucessos de sua carreira, unindo dança, teatro e poesia urbana. Hoje, o DVD, gravado no Espaço das Américas, acumula mais de 165 milhões de streams de áudio e vídeo na versão ao vivo. O show contou com a participação de nomes como Alok, MC Don Juan, MC Pedrinho, Rael, Salvador da Rima, MC PH, MC IG, Lauana Prado e Felipe Ret. O ‘’Mundão Girou (Deluxe)’’ acumula mais de 18 milhões de streamings.

Em setembro de 2022, ele se apresentou no Palco Sunset do Rock in Rio, que teve 6% do line up da sua última edição representado pelo gênero do funk. A apresentação – que foi considerada uma das 10 melhores do festival – aconteceu no show do Papatinho, junto com L7NNON, Carol, Cidinho e Doca, e  contemplou hits da carreira do artista, como o single “O Fim É Triste”, que recebeu certificação de platina duplo e acumula mais de 95 milhões de streams nas plataformas de áudio e vídeo. No mesmo ano, MC Hariel estrelou – ao lado de Djonga, com quem ele também lançou o single ‘’Mil Motivos’’ – a campanha global ‘’Veste A Garra’’, da Nike, para divulgar o uniforme oficial da seleção brasileira para a Copa do Mundo.

Ainda em 2022, MC Hariel lançou o quinto álbum da carreira, intitulado ‘’1 Beat, 1 Letra’’, com 16 faixas, que é um tributo ao funk paulista. A fim de homenagear o gênero que guiou seus sonhos e mostrar o poder transformador da música na favela, o projeto segue com a vertente do funk consciente, fazendo críticas políticas, sociais e mostrando toda a versatilidade do seu flow. E no ano seguinte, 2023, foi a vez da chegada do seu mais recente álbum, o "Alma Imortal". O projeto apresenta um caráter mais intimista e mostra um Hariel de forma mais profunda, num olhar tanto pro que construiu quanto pro que está por vir. Falando em futuro, esse ano (2024) o Hariel já deixou sua marca com alguns singles na pista, e vem mais...