MC DON JUAN

Matheus Wallace Mendonça da Cruz é mais conhecido pelo nome artístico MC Don Juan, cantor e compositor brasileiro de funk paulista. MC Don Juan tornou-se um dos principais representantes do funk paulista no ano de 2017, com o lançamento da canção "Oh Novinha", tanto na versão proibida, quanto na versão clean. A canção tornou-se a 20º mais escutada do país no Spotify, além de ter entrado nas paradas musicais paraguaias. A música tornou-se comentada na internet por ter sido executada e dançada ao vivo pela atriz Cláudia Raia, da Rede Globo, no programa Mais Você. A música se tornou trilha sonora da novela A Força do Querer, também da Rede Globo, em cenas da personagem Bibi, protagonizada por Juliana Paes. A versão clean recebeu um videoclipe também produzido por Kondzilla, acumulando mais de 75 milhões de visualizações.

No início de 2017, don juan lançou o videoclipe de "A Gente Brigou", pelo canal da gravadora GRG6 Eventos, sendo outra canção que entrou nas paradas musicais do Spotify. Seu quarto videoclipe foi lançado em maio do mesmo ano, intitulado "Lei Do Retorno" e com a parceria de MC Hariel, o qual tornou-se o videoclipe mais visto do canal da GRG6 no Youtube e ultrapassou a marca de 224 milhões de acessos. No final de 2017 lançou o videoclipe a de "Amar, Amei", produzido por Kondzilla, acumulando mais de 180 milhões de visualizações em apenas 4 meses, se tornando o vídeo mais visualizado do artista. Em julho de 2018, o artista participou do programa de televisão Raul Gil, do SBT e Youtube e ultrapassou a marca de 224 milhões de acessos. No final de 2017 lançou o videoclipe de "Amar, Amei", produzido por Kondzilla, acumulando mais de 180 milhões de visualizações em apenas 4 meses, se tornando o vídeo mais visualizado do artista.

2019 foi marcado por lançamentos com Maiara e Maraisa. Em 2020 a parceria com Alok marcou o ano! Em 2021 o sucesso "Liberdade — Quando o Grave Bate Forte", foi sucesso nas plataformas streaming alcançando mais de 25 milhões de plays no Spotify, mais de 50 milhões de views no Youtube e mais de 500 milhões de visualizações no TikTok. Os hits não param por aí. Todo esse sucesso veio seguido de "Bipolar", gravada com participação de MC Davi e MC Pedrinho. O som já passou dos 18 milhões de plays no Spotify, + de 45 milhões de visualizações no Youtube e mais de 11 milhões de visualizações no TikTok. Em 2021, lançou o dvd “Mc Don Juan Summer", reunindo vários sons de sucesso e participações especiais como: Xamã, Psirico, Luccas Carlos, Pedro Lotto, Mc Kevinho, Mari Fernandez, MC Pedrinho, Neguinho do Kaxeta, entre outros.

Conhecido por o "Senhor dos Hits", Don Juan busca honrar o êxito de quem leva o título de Hitmaker. Como o registro sugere, "virada de chave" é a consagração e o complemento que faltavam à trajetória do funkeiro, tendo como cenário a cidade de grandes mudanças na vida de qualquer pessoa ou artista. O show é chancelado pelas participações de MC Hariel e MC Ryan, além da conceituada Casa Audio Club. A apresentação de uma canção a cada sexta-feira, nas sete semanas que antecedem a estreia em São Paulo, será cercada de mistérios, como pede a ideia de sete chaves, conceito a ser replicado também ao longo do show. É como se cada chave guardasse um segredo, e de certa forma guarda de fato, com enigmas prontos para provocar a imaginação e ansiedade do público.

 

LIVINHO

Filho mais velho de mãe dona de casa e pai vendedor, Oliver Decessary Santos, conhecido como MC Livinho, sempre foi muito fora da curva e à frente dos seus coleguinhas. Inteligente e de personalidade forte, Livinho sempre batalhou por seu espaço. O MC nunca mediu esforços para buscar por seus objetivos. Quando criança, ajudava o pai artesão a vender cachepô nos sinais de São Paulo, persistentes, pai e filho só retornavam para casa quando conseguiam algum dinheiro.

Foi cantando no coral da igreja que Livinho descobriu sua afinidade com a música. Eclético, ouvia MPB, R&B e Rap e não demorou para ficar fã do Funk, pelo “batidão” e pelas letras que falavam de superação. Ouvia bastante Felipe Boladão, Frank, Menor do Chapa. Adorava dançar e aprendeu todos os tipos de dança. Com o tempo passou a se interessar em escrever letras para músicas. Aos 17 anos de idade foi morar com os avós e cuidar de seu avô que havia adoecido. Foi nessa passagem por São Paulo que então conheceu “a galera do funk” e começou a fazer shows nas quebradas.

Iniciou a vida artística em 2010 com a primeira rima e primeira letra e foi descoberto pela GR6 escritório, que gerencia sua carreira. Foi o primeiro cantor de funk a atingir a marca de 200 milhões de views na história do YouTube. Transitando junto aos grandes nomes da música brasileira, no ano passado impactou e viralizou nas redes sociais com a versão de “É isso aí”, sucesso com Seu Jorge e Ana Carolina, e participou do palco New Dance Order, no Rock In Rio 2022.

Hoje, MC Livinho ultrapassa a barreira do funk: dotado de uma voz capaz de chamar a atenção de artistas de outros segmentos, como Ivete Sangalo, Péricles e Arlindo Cruz, Livinho prefere não se rotular musicalmente. Além do vocal, toca violino e piano.

Hits como “Cheia de marra”, “Azul piscina”, “Hoje eu vou parar na gaiola”, “Tudo de bom”, “Fazer falta”, “Pilantragem” e os megassucessos “Pras novinha”, “Na movimentação”, “Cheia de marra 2” e “3 da madrugada”, “Novidade na área”, somam mais de 1 bilhão de plays nas plataformas de streamings.

Compositor e ex-futebolista, atuou como atacante no São Caetano, MC Livinho ostenta mais de 8 milhões de ouvintes só no Spotify, mais de 3 milhões de inscritos no seu canal oficial do YouTube e passa dos 13 milhões de seguidores no Instagram. Lançamentos como “Novidade na Área”, com produção do DJ Matt D, alcançou Top 1 do Spotify Brasil e acumula mais de 180 milhões de plays. As faixas “Pagodeiro 2” e “Amor é mentira”, também foram alguns dos últimos lançamentos do artista, mostrando que continua brilhando como atacante na música, entregando versatilidade e sempre acompanhando as evoluções do funk.

Atualmente tem se destacado também em novas vertentes. No ano de 2023 comemorou sua vitória no boxe contra o seu adversário Dynho Alves.

Livinho também tem marcado presença nos festivais de música. Se apresentou recentemente no Lollapalooza, em São Paulo, onde fez uma homenagem ao eterno Michael Jackson e onde foi ovacionado pelo público. Agora, o artista se prepara para pisar no palco do Rock In Rio, em 2024.

 

MC DRICKA

Aos 22 anos, nascida e criada em São Paulo, Fernanda Andrielli Nascimento dos Santos, mais conhecida como MC Dricka, é considerada a ‘nova voz do Funk’. Com uma carreira rápida e um currículo gigantesco, MC Dricka surgiu no Funk como uma explosão e agora registra o seu nome no movimento.

MC Dricka também é conhecida como “Rainha dos Fluxos” por suas músicas agressivas e empoderadas, que elevam a autoestima das mulheres, assim como chocam por trazer a mesma linguagem cantada pelos MCs homens. Assim, ela vem quebrando diversos tabus.

Dentre as suas principais músicas, seu maior hit é “Empurra Empurra”, acompanhado por “38 Carregado”, “Vai Fazer Carão”, “Bate Bate”, “Pretinha do Peitin e do Bundão”, “Me Olha e Me Respeita”, e “Nós Tem Um Charme que é Da Hora”.

Atualmente, a cantora tem quase 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Listada no TOP 200 da plataforma de áudio com “Set 2.0: Homenagem aos Relíquias”, a MC é a única mulher no feat que tem DJ Matt D, MC Leozinho ZS, MC Vinny, Menor MC, MC Julio D.E.R., MC Lemos, Mc Livinho e Mc Diouro. No Youtube, os números também são impressionantes, seus vídeos já passam os 128 milhões de visualizações.

 

MC HARIEL

Paulistano natural da Vila Aurora, MC Hariel começou a carreira em 2011, com um grande sonho, mas sem saber onde ele o levaria. Desde então, ele se tornou um dos maiores nomes do funk brasileiro e tem uma trajetória que se resume à superação, resiliência e muito comprometimento. Com versos motivadores e poderosos, Hariel rima sobre o amor e as batalhas do cotidiano com seu flow único e batidas em harmonia com as ruas. Sendo um dos maiores representantes do funk, MC Hariel tem uma carreira consistente, com seis álbuns - ‘’Chora Agora, Ri Depois’’, ‘’Mundão Girou Ao Vivo’’, ‘’Mundão Girou (Deluxe)’’, ‘’Haridade’’, ‘’1 Beat, 1 Letra’’ e "Alma Imortal" - quatro EPs - ‘’Haridade na Resenha’’, ‘’Avisa Que É O Funk’’, ‘’Dois Lados da Mesma Moeda’’ e ‘’MC Hariel’’ -, dezenas de singles e uma legião de fãs que se fazem presentes em todas as suas redes.

Hoje, Haridade, como Hariel também é conhecido, conta com mais de 14 milhões de seguidores no Instagram e, quando se trata de música, os números são ainda mais admiráveis: o artista acumula mais de 5 bilhões de streams de áudio e tem mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Porém, nem sempre foi fácil. O artista começou fazendo vídeos caseiros em que testava rimas e, tempos depois, assinou um contrato com a produtora GR6, que foi a primeira grande empresa a acreditar no potencial dele. Em julho de 2021, MC Hariel fechou uma parceria com a Warner Music Brasil, uma das gravadoras mais respeitadas do mundo, comprovando seu talento e construindo uma história ainda maior na cena.

Hariel, que aos 26 anos tem uma trajetória profissional de mais de uma década, perdeu o pai quando ainda era muito jovem. O artista sempre gostou de música por influência do pai e, com essa perda, a música surgiu como uma forma de voltar às raízes e, também, uma oportunidade de ganhar dinheiro naquela época tão difícil. Foi um sonho que, aos poucos, se tornou uma profissão e foi o caminho para que a vida dele e de sua família se transformasse completamente. Ao passar do tempo, o artista cresceu organicamente e conseguiu emplacar cada vez mais hits, tendo como marca registrada letras que falam de superação, fazem críticas sociais e políticas - representando a favela e suas origens - e apresentam uma visão realista da vida, além, claro, do amor pelo Corinthians.

Somando os plays do Spotify e no Youtube, o single ‘’Maçã Verde’’, maior hit de Hariel, soma mais de 347 milhões de plays. Unindo os números das duas plataformas, a faixa “Vou Buscar” alcançou 129 milhões de plays e “Cracolândia”, que contou com a participação de ALOK, MC Ryan SP, MC Davi e Salvador da Rima, ultrapassou 335 milhões de plays.

No início de 2022, o artista comemorou 10 anos de carreira com o lançamento do DVD “Mundão Girou”, no qual performou músicas inéditas e sucessos de sua carreira, unindo dança, teatro e poesia urbana. Hoje, o DVD, gravado no Espaço das Américas, acumula mais de 165 milhões de streams de áudio e vídeo na versão ao vivo. O show contou com a participação de nomes como Alok, MC Don Juan, MC Pedrinho, Rael, Salvador da Rima, MC PH, MC IG, Lauana Prado e Felipe Ret. O ‘’Mundão Girou (Deluxe)’’ acumula mais de 18 milhões de streamings.

Em setembro de 2022, ele se apresentou no Palco Sunset do Rock in Rio, que teve 6% do line up da sua última edição representado pelo gênero do funk. A apresentação – que foi considerada uma das 10 melhores do festival – aconteceu no show do Papatinho, junto com L7NNON, Carol, Cidinho e Doca, e  contemplou hits da carreira do artista, como o single “O Fim É Triste”, que recebeu certificação de platina duplo e acumula mais de 95 milhões de streams nas plataformas de áudio e vídeo. No mesmo ano, MC Hariel estrelou – ao lado de Djonga, com quem ele também lançou o single ‘’Mil Motivos’’ – a campanha global ‘’Veste A Garra’’, da Nike, para divulgar o uniforme oficial da seleção brasileira para a Copa do Mundo.

Ainda em 2022, MC Hariel lançou o quinto álbum da carreira, intitulado ‘’1 Beat, 1 Letra’’, com 16 faixas, que é um tributo ao funk paulista. A fim de homenagear o gênero que guiou seus sonhos e mostrar o poder transformador da música na favela, o projeto segue com a vertente do funk consciente, fazendo críticas políticas, sociais e mostrando toda a versatilidade do seu flow. E no ano seguinte, 2023, foi a vez da chegada do seu mais recente álbum, o "Alma Imortal". O projeto apresenta um caráter mais intimista e mostra um Hariel de forma mais profunda, num olhar tanto pro que construiu quanto pro que está por vir. Falando em futuro, esse ano (2024) o Hariel já deixou sua marca com alguns singles na pista, e vem mais...

 

MC IG

MC, compositor e empresário, IG é cria da Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo. Igor ou Guilherme - questionamento que deixa a encargo dos fãs -, o artista tem uma relação de extrema proximidade com a sua quebrada, lugar onde guarda com muito carinho e enaltece em suas músicas.

Ainda garoto e antes de ser MC, IG já vendia suas composições para outros artistas. Enquanto cantor, o HIT que alavancou sua carreira foi “3 dias virado”, música lançada há dois anos que conta com mais de 300 milhões de visualizações no Youtube e ultrapassa os 100 milhões de streams.

Nos últimos 3 anos, Mc Ig se consolidou como um dos principais artistas do cenário urbano nacional, alcançado mais de 1 bilhão de streams nos seus 3 últimos álbuns, "OQIGAP?", "NTP!" e "MNNEI %", que representam a trilogia Igor Guilherme. Hoje o artista tem uma forte representatividade através das suas letras potentes e melodias elaboradas, sendo um dos artistas mais bem ranqueados nos charts musicais do Brasil.

Seu lançamento mais recente, o EP "Todo Mundo Odeia o Ig", estreou com todas as músicas no Top 50 do charts, fez 5.2 milhões de streams em 24 horas e debutou na quarta posição global. Consciente do seu papel enquanto homem preto, artista, empreendedor e periférico, IG se coloca no mercado musical como um expoente destas manifestações e busca trabalhar em suas músicas a auto estima do jovem de periferia e defende o poder de conquista para o povo preto e periférico.

 

MC PH

Pedro Henrique de Oliveira Rocha, conhecido artisticamente como MC PH, tem 26 anos e nasceu na Zona Norte de São Paulo - mais precisamente na Vila Medeiros. O jovem sonhador se descobriu como cantor e compositor quando tinha apenas 11 anos, em 2010, e lançou sua primeira produção no YouTube no ano seguinte.

Após um período de persistência e muita dedicação, o MC foi notado pelo empresário Alexandre Santana - o Gugu - que o juntou a outros MCs da Zona Norte da capital para formar o grupo 4M, uma espécie de crew com lifestyle baseado na cultura periférica. Os amigos eram vistos como jovens da periferia que batalhavam para viver o sonho de se tornarem artistas reconhecidos no mundo do funk. Mais tarde, o sonho viraria realidade.

Após 10 anos de carreira, Mc PH coleciona diversos HIT's, como "Os Bicos Tão Se Perguntando", que garantiu o certificado de platina triplo com mais de 150 milhões de plays totais; "Giro Louco", com mais de 30 milhões de plays e "Ballena", ao lado de Vulgo FK e Veigh, que também conta com certificado de platina triplo, somando mais de 200 milhões de acessos totais.

Fechando o ano de 2023 com chave de ouro, PH lançou o seu terceiro álbum de estúdio, intitulado "O Cara Do Momento", que hoje conta com mais de 200 milhões de streams no Spotify. Para comemorar a marca, PH prepara o lançamento da continuação desse projeto de sucesso "OCDM Vol. 2".