XANDE DE PILARES

Ele leva Pilares no nome, mas nasceu e foi criado no Morro da Chacrinha, Zona Norte do Rio. Filho de Dona Maura e Seu Custódio, Xande de Pilares, hoje com 54 anos, aprendeu a tocar violão com o tio Mauro Roberto e com as revistas vendidas nas bancas. As influências musicais chegavam através dos LPs que ganhava de Natal. Entre os discos mais marcantes, álbuns do Roberto Carlos, Martinho da Vila, Elza Soares, Jorginho do Império, Benito de Paula, Agepê, Bezerra da Silva, Dicró, Clara Nunes, Cartola, Nelson Cavaquinho e sucessos da música internacional como Jackson Five, James Brown, Ray Charles e AC/DC.

Após frequentar vários pagodes pela cidade, como o Cacique de Ramos e o Pagode da tia Gessy, Xande ajuda a fundar o Revelação em 1992, mas o grupo só lançou seu primeiro disco em 1999. Foram ao todo nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos, sem contar as coletâneas e participações. Entre os muitos sucessos, estão “Velocidade da Luz”, “Tá Escrito”, “Coração Radiante”, “Grades do Coração” e “Deixa Acontecer”, sambas que não podem faltar no repertório do artista até hoje. Em 2014, Xande deixa o grupo e dá início a carreira solo, entrando logo em seguida para o elenco do programa “Esquenta” (Rede Globo), apresentado por Regina Casé, e estreia no cinema no mesmo ano, contracenando com Regina em “Made in China”, filme de Estevão Ciavatta. Também em 2014, Xande gravou “Perseverança”, seu primeiro álbum solo, e três anos depois o CD “Esse Menino Sou Eu”.

O cantor e compositor tem canções gravados por Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Maria Rita, Diogo Nogueira, Leci Brandão, Zélia Duncan e a eterna madrinha Beth Carvalho, que deu voz ao sucesso “Samba de Arerê”, composição de Xande e Arlindo Cruz, que está em todos os shows. Salgueirense, o sambista tem orgulho de dizer que ganhou três disputas de samba-enredo na sua escola do coração, conquistando os prêmios Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro.

No início de 2019, o artista fez duas Turnês Européias, as primeiras da carreira solo, passando pela Suíça, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Portugal, França e Espanha. Ainda em 2019, Xande, noveleiro declarado, comemorou a escolha da música “Tá Escrito” para abertura de “A Dona do Pedaço” da Rede Globo.

No final de novembro, gravou “Xande de Pilares - Nos Braços do Povo”, primeiro DVD solo, que contou com as participações dos amigos Diogo Nogueira, Tieê, Jorge Aragão, Mumuzinho, Pretinho da Serrinha, Marcelinho Moreira, Sombrinha e André Renato.

Durante a pandemia, o sambista compôs mais de 500 músicas, entre elas “Cria da Comunidade” (Xande de Pilares / Serginho Meriti), que está em “Noturno”, novo CD de Maria Bethânia. Aliás, ele foi o único convidado no álbum.

No começo de 2021, o artista deu início ao “Xamarote”, lives realizadas pelo Instagram que receberam convidados como Caetano Veloso, Sombrinha, Ferrugem, Délcio Luiz, entre outros. Devido ao sucesso deste projeto, o cantor resolveu reformular, transferindo a transmissão para o canal no YouTube.

Em abril de 2022, o artista lança o álbum audiovisual “Pagode da Tia Gessy - Que Samba Bom”, que homenageia a responsável por um dos principais redutos do samba da cidade. A Casa, localizada no Cachambi, Zona Norte do Rio, já recebeu nomes como Agepê, Almir Guineto, Ubirany do Fundo de Quintal, Nelson Rufino e o próprio Xande no início da carreira.

“O Pagode da Tia Gessy foi uma grande vitrine pra mim e foi ali que descobri a possibilidade de realizar o sonho de garoto, que era o de ser músico, compositor e tal, embora nunca quisesse ser cantor, então acho muito importante lançar este registro para o Brasil saber por que falo tanto na Tia Gessy.”, revela Xande, que também frisa que gosta de homenagear as pessoas em vida.

Em 2023, Xande dá vazão ao seu lado ator na novela “Todas as Flores” (TV Globo), de João Emanuel Carneiro, onde vive o personagem Darci. Ele também pôde ser ouvido na trilha sonora de “Encantado’s”, exibida há pouco tempo na Rede Globo e disponível no Globoplay. Além de regravar “Tô Fazendo A Minha Parte” (Gilson Bernini / Flavinho Silva), música de abertura da série, o samba-exaltação “Encantado Suburbano” foi escrito por ele, Gilson Bernini e Helinho Salgueiro. A segunda temporada também terá composição nova do sambista com Bernini.

Xande também comemora o sucesso da regravação do samba “Só Depois”. Lançado pela primeira vez em 2009 pelo Grupo Revelação, a nova versão, apenas com Xande de Pilares, tem mais de 32 milhões de reproduções nas plataformas digitais.

Ainda neste ano, o sambista percorre o Brasil com a Turnê “Esse Menino Sou Eu”, nome do novo DVD gravado no Morro da Urca (RJ), que soma mais de 45 milhões de reproduções de áudio e vídeo. Entre as faixas, destaque para “Dona dos Meus Sonhos / É Diferente” (feat. Grupo Menos É Mais), ““Enquanto Deus Me Proteja”, regravação que traz a participação de Zeca Pagodinho, autor da música em parceria com Moacyr Luz, as canções “Talvez” e “Meu Amor É Um Vício”, gravadas com Alexandre Pires, “Minha Paz É Você”, parceria com o sobrinho Mamute, e “Tô no Topo” com MC Ryan SP.

Além deste novo audiovisual, Xande de Pilares também lançou o álbum “Xande Canta Caetano”, uma homenagem a Caetano Veloso que ganhou espaços significativos nos principais meios de comunicação e conta com mais de 26 milhões de reproduções nas plataformas digitais. No Spotify, o disco alcançou a nona posição no ranking mundial dos álbuns que estrearam no final de semana (entre 4 e 6 de agosto), o chamado “Top Albums Debut Global”. E no Brasil, o sambista ocupou a 126ª posição no Top 200 de artistas mais ouvidos na mesma plataforma.

Atualmente, Xande comemora as conquistas no Prêmio Multishow como ganhador nas categorias Samba e Pagode do Ano com “Muito Romântico” e Álbum do Ano com “Xande Canta Caetano”. Ele também foi o vencedor do Prêmio Band Inspira Rio 2023 na categoria música.

As novidades não param por aí. O artista faz parte do elenco de dubladores da animação “Wish: O Poder dos Desejos”, filme da Disney em cartaz nos cinemas. Xande dá voz a Tartaruga. E no final do semestre o sambista dá início a Turnê “Xande Canta Caetano”, começando por Salvador(BA), e seguindo depois por Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Vitória (ES). Assim como no álbum, a direção musical ficará por conta de Pretinho da Serrinha.

Somando todos os trabalhos de carreira, são mais de 325 milhões de streams. No Instagram, são 2,3 milhões de seguidores, já no Facebook são mais de 1,4 milhões de seguidores.